Símbolos (s-z)


Dicionário de símbolos

S


SAL
Quer como substância indispensável ao tempero dos alimentos, quer como conservante, hoje o sal faz parte das nossas vidas. Mas emtempos recuados a sua importância era tão grande que deu origem à palavra salário.
De facto, a palavra salário deriva do latim salarium argentum, que significa "pagamento em sal". No Império Romano, muitos trabalhadores eram pagos com uma quantia de sal. Este, por sua vez, como era valioso, podia ser facilmente trocado por outros bens, como alimentos, vestuário, etc..
O sal também efeitos destrutivos. Depois de terem arrasado com Cartago, os romanos espalharam sal sobre o solo da cidade para torná-la estéril.
Na Índia, o sal era considerado um afrodisíaco e era proibido para os ascetas e jovens casais.



SETE
Nenhum número é tão simbólico e representado em conceitos sociais e religiosos como o número sete. A partir da observação da natureza, os nossos antepassados atribuíram importância e significado aos números.
Apenas alguns exemplos: são sete os dias da semana, os pecados capitais, os planetas solares, as sete pragas do Egito e as notas musicais.
Na antiga China estava associado ao princípio masculino do yang, ao mesmo tempo que exprimia a ordenação dos anos de vida da mulher do yin. Depois de um primeiro período formado por duas vezes sete anos, tem início a primeira menstruação; depois de sete vezes sete anos a fertilidade feminina termina e dá lugar à menopausa.