I
INCENSO
Símbolo do sobrenatural, "odor da santidade", o incenso tem um forte simbolismo em variadas culturas.
O incenso tradicional é a resina do arbusto "Boswellia carteri", cultivado há milhares de anos na Arábia meridional, na Índia e na África oriental.
No Oriente, o incenso era utilizado nos rituais de sacrifícios e como proteção contra os demónios.
Na Grécia, a partir do século VII a.C., praticava-se sacrifícios com incenso. Em Roma, era utilizado durante os funerais e no culto imperial.
A fumaça emanada pelo incenso era considerada símbolo do caminho da alma em direção ao céu.
Na civilização maia, erampraticados sacrifícios com a resina perfumada do copal. Os maias acreditavam que o ar perfumado ascendia ao centro do céu. Já em parte da China, o incenso provém da perfumada madeira do sândalo, que antigamente era queimada em pequenas vasilhas.
Nos tempos mais recentes são utilizados e divulgados pelo mundo inteiro os bastonetes de incenso, na sua maioria de origem indiana.
O incenso tradicional é a resina do arbusto "Boswellia carteri", cultivado há milhares de anos na Arábia meridional, na Índia e na África oriental.
No Oriente, o incenso era utilizado nos rituais de sacrifícios e como proteção contra os demónios.
Na Grécia, a partir do século VII a.C., praticava-se sacrifícios com incenso. Em Roma, era utilizado durante os funerais e no culto imperial.
A fumaça emanada pelo incenso era considerada símbolo do caminho da alma em direção ao céu.
Na civilização maia, erampraticados sacrifícios com a resina perfumada do copal. Os maias acreditavam que o ar perfumado ascendia ao centro do céu. Já em parte da China, o incenso provém da perfumada madeira do sândalo, que antigamente era queimada em pequenas vasilhas.
Nos tempos mais recentes são utilizados e divulgados pelo mundo inteiro os bastonetes de incenso, na sua maioria de origem indiana.
J
JANELA
Na simbologia religiosa, janela representa abertura da luz
sobrenatural. É por isso que as janelas das igrejas, nomeadamente das catedrais
da Idade Média, têm vitrais que são autênticas obras de arte.
Na simbologia maçónica, há três janelas localizadas a leste,
sul e oeste e nunca a norte. Isto porque o templo de Salomão, em Jerusalém, não
tinha janelas viradas a norte, porque nessa direção não vêm os raios solares.
L
LABIRINTO
L
LABIRINTO
Frequentemente os labirintos são
construídos em torno de um sistema de eixos coordenados em forma de espiral. Os
seus caminhos são intricados e induzem em erro quem pretende sair.
A forma idêntica como os
labirintos são apresentados em várias culturas leva a crer que, originalmente,
possam ter um significado de símbolo iniciático, cujo objetivo seria de
sublinhar um caminho longo e difícil confinado a um pequeno espaço.
A verdade é que não é fácil sair
de um labirinto e alguns têm um grau de dificuldade tão elevado que poucos
conseguem alcançar a saída.
Várias culturas apresentam o
labirinto como uma prova difícil em que o herói deve percorrer para atingir um
importante objetivo.
Recorde-se que a lenda de Teseu,
que matou, no labirinto de Creta, o Minotauro (uma criatura mista de touro e
homem), é a representação simbólica de um episódio iniciático.