Símbolos (m-r)

Dicionário dos símbolos

M

MACHADO
Desde o neolítico que o machado é um instrumento de luta e de trabalho importante e simbolicamente poderoso.
Na África, um machado de luxo, sem utilidade devido à sua decoração, é frequentemente símbolo da dignidade do chefe da tribo e representa o poder executivo.
Uma simbologia muito popular está associada ao machado de guerra. A expressão "desenterrar o machado de guerra" significa o oposto de "fumar o cachimbo da paz". Os termos eram muito usados entre os índios norte-americanos.
Os machados de guerra que eram enterrados pelos índios como sinal de paz tinham um ritual-simbólico. Essas armas eram pintadas e ornamentadas com plumas. Por outras palavras, não eram machados vulgares utilizados na guerra ou no trabalho. Tinham o duplo significado: guerra ou paz.


N

NOITE

Nem sempre a noite é a representação da ausência da luz, do sol. Em alguma simbologia está relacionada com a escuridão que detém os segredos e com o seio da mãe protectora.
Em várias civilizações celebram-se cultos noturnos associados à terra e aos mortos. Nos primórdios do cristianismo essa tradição era mantida também pela necessidade de permanecer em segredo os encontros dos fiéis, proibidos pelas autoridades.